O Corinthians amargou nesta quarta-feira (12) a terceira eliminação de sua história na pré-Libertadores. A vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, em Itaquerasuper mega ganho tigrinho, não foi suficiente para a necessidade da equipe do Parque São Jorge, que havia perdido o jogo de ida por 3 a 0, no Equador.
Para ao menos provocar a disputa por pênaltis, o time do Parque São Jorge precisava vencer pela mesma diferença.
Ainda que tenha jogado melhor do que se apresentou no primeiro confronto —seria até difícil fazer algo pior—, faltou tranquilidade para converter em gols as várias chances que criou. Conseguiu isso apenas duas vez, com Félix Torres, de cabeça, no final do primeiro tempo, e com Carillo, na parte final da segunda etapa.

Na etapa final, o Corinthians ainda jogou pouco mais de 25 minutos com um a mais depois que o volante brasileiro Leonai recebeu um segundo cartão amarelo e foi expulso, mas nem assim os donos da casa conseguiram aproveitar a vantagem numérica.
A cada minuto que passava, a ansiedade dos jogadores impedia que a equipe de finalizar as jogadas apesar de ficar rodando a área adversária.
"Libertadores é assim, quando você consegue uma vantagem como a deles do Equador, seria muito difícil, mas a gente tentou o gol, tivemos muitas chances, conseguimos uma vitória por 2 a 0 que não é fácil, mas não alcançamos e estamos fora", lamentou Romero.
Era uma tarefa difícil.
Apenas cinco equipes conseguiram reverter um placar tão desfavorável na Libertadores. A última foi em 2017, quando o River Plate perdeu por 3 a 0 do Jorge Wilstermann, da Bolívia, em Cochabamba, e fez 8 a 0 em Buenos Aires, pelas quartas de final.
Antes de cair diante do Barcelona, o clube do Parque São Jorge teve outras duas eliminações nas fases preliminares da Libertadores.
A primeira e mais traumática foi em 2011, quando a equipe, com Ronaldo e Roberto Carlos e sob o comando de Tite, caiu para o Tolima, da Colômbia, após empate em 0 a 0 no Pacaembu e vitória por 2 a 0 dos donos da casa em Ibagué.

Na volta para São Paulo, os jogadores foram recebidos com protestos dos torcedores. Com o fracasso no projeto de retornar à competição e a pressão da torcida, Ronaldo e Roberto Carlos deixaram o clube —o atacante se aposentou, enquanto o lateral-esquerdo foi para o Anzhi, da Rússia.
Foi a primeira vez que um time brasileiro caiu na pré-Libertadores, que teve início em 2005. Em 2017, com o aumento do número de participantes, foi instituído o modelo com três fases, com os brasileiros entrando na segunda.
O Corinthians conseguiria a classificação em 2015, quando bateu o Once Caldas, também da Colômbia. Em 2020, voltaria a ser eliminado na segunda fase da preliminar, dessa vez pelo Guaraní, do Paraguai, em jogo marcado por expulsão precoce do meia Pedrinho.
Na edição deste ano, o clube do Parque São Jorge encontrou dificuldades logo em sua estreia. Favorito contra o Universidad Central, da Venezuela, o Corinthians ficou apenas no empate em Caracas, por 1 a 1, e conseguiu uma vitória suada por 3 a 2 em São Paulo.
A dificuldade diante do modesto time venezuelano acendeu o sinal de alerta para a sequência da equipe na competição e acabou se confirmando diante do Barcelona do Equador.
Jogue Agora comZA9BET — Viva uma experiência única de Blackjack & Roleta ao Vivo nas mesas exclusivas daZA9BET! Mais de 4.000 slots, roleta ao vivo e blackjack te esperam naZA9BET! Registre-se agora. ConsulteT&C. Operador Autorizado. Melhor plataforma - EGR. Cassino Online. SuperOdds.Agora, restará ao Corinthians disputar a Copa Sul-Americana no restante da temporada.
Participações do Corinthians na Libertadores desde 2011 2011 — eliminado na segunda fase da pré-Libertadores pelo Tolima 2012 — campeão, batendo o Boca Juniors na decisão 2013 — eliminado nas oitavas de final pelo Boca Juniors 2015 — eliminado nas oitavas de final pelo Guaraní 2016 — eliminado nas oitavas de final pelo Nacional 2018 — eliminado nas oitavas de final pelo Colo-Colo 2020 — eliminado na segunda fase da pré-Libertadores pelo Guaraní 2022 — eliminado nas quartas de final pelo Flamengo 2023 — eliminado na fase de grupos 2025 —eliminado na segunda fase da pré-Libertadores pelo Barcelonabenefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Corinthians sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2025/03/corinthians-vence-barcelona-mas-amarga-terceira-queda-na-pre-libertadores.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email


Na Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas


Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo


Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online



Previdência privada viabiliza projetos de vida


Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura


Saiba o que está em alta no mercado imobiliário


Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas


Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil


Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças
tigre jogo

Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame


PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
As maiores odds do mundo - Sports Betting ZA9BET.org

Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética


Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova


Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes


Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde


Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Programa do Imposto de Renda deixará de existir e dará lugar a aplicativo; entenda as mudançasNovo app será lançado neste ano, em 1º de abril; PGD ainda pode ser baixado
12.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
jogar tiger Itamar Vieira Junior, de 039;Torto Arado039;, estreia seu curso de escrita na CasaFolhaAutor, que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, ensina técnicas em aulas que chegam à plataforma em 23 de março
12.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Deputados resistem a PT e ameaçam implodir acordo de governo com Hugo Motta por vaga em tribunalPSD, PL e União Brasil têm parlamentares pleiteando cargo em disputa que ocorrerá em 2026
12.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok