Com um apelo cada vez maior em um mundo hiperconectadoplataformas de jogos tigre, o trekking e o montanhismo atraem grande número de interessados que, como nada é muito simples, não raro esbarram no custo do que aparentava ser só pegar uma mochila qualquer e sair por aí atrás de um mato para chamar de seu. Calçados e roupas adequados, equipamentos dedicados e toda a traquitana básica que facilita percorrer as trilhas do país, mesmo tendo sido popularizados por grandes redes de produtos esportivos como a francesa Decathlon, ainda estão longe de caber no bolso de boa parte dos que gostariam de aproveitar um contato mais intenso com a natureza.
Algumas iniciativas, entretanto, têm conseguido levar a jovens em algum grau de vulnerabilidade social a experiência do que pode, até, no futuro, virar profissão e abrir novos horizontes. Um desses projetos é o da ONG Favela Radical, localizado na comunidade do Turano, no Rio de Janeiro, que desde 2017 desenvolve diversas atividades ligadas a esporte, tecnologia, educação e sustentabilidade. Por meio da embaixadora do Projeto Azimute, ação social realizada pela OBB (Outward Bound Brasil), a montanhista Aretha Duarte —primeira mulher negra latino-americana a escalar o Everest—, reuniu 12 jovens entre 13 e 15 anos assistidos pela ONG para uma expedição de quase 30 quilômetros pelo Parque Estadual Serra do Papagaio, na Mantiqueira, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março passado.

A primeira surpresa da moçada logo no início da caminhada foi a regra de ouro das jornadas da OBB: nada de celulares, que são deixados longe de seu alcance ao longo de todo o percurso. Eles são também encarregados das diversas tarefas envolvidas em uma caminhada pela natureza, como montar barracas, cozinhar e limpar a área e as tralhas utilizadas. Todos usaram equipamentos e roupas da própria OBB, que financia seus projetos sociais por meio de financiamentos coletivos e doações. A seleção dos participantes foi feita diretamente por Aretha, "por conta da idade e da condição física já demonstrada em outras atividades que já realizamos junto à Favela Radical".
Curiosamente, e ao contrário da regra normal no cenário do trekking, dos 12 escolhidos apenas dois eram meninos. "Foi a primeira vez que vi um grupo majoritariamente feminino em 13 anos de montanhismo", ressalta ela, "e para mim isso foi muito especial".

A reação dos adolescentes, conta Armando Galassini, instrutor da OBB, foi excelente, mesmo enfrentando condições inéditas para eles e adversas para qualquer um. "Já no primeiro dia choveu", conta ele, "e cada um levava uma mochila cargueira às costas com equipamentos, roupas, barracas, parte dos alimentos, panelas, tudo dividido pelo grupo, era parte da tarefa proposta pelo projeto".
Ao final de cada dia, todos se sentavam para discutir o que haviam vivenciado. "Havia desafios que eles inicialmente se sentiam incapazes de realizar, mas com o direcionamento correto, didático, percebiam que podiam, sim, e já no dia seguinte tudo era diferente, ia ficando mais fácil", acrescenta ele. Embora as distâncias percorridas diariamente não fossem muito grandes, a altimetria era pesada, chegando em alguns momentos a desníveis de 500 metros. "É um terreno desafiador", define Armando. A garotada, entretanto, deu conta do recado até o último momento.

Ao final da experiência, os participantes foram convidados a deixar por escrito suas avaliações sobre a jornada. Sem revelar os nomes, um deles disse que o mais importante havia sido "saber que sou capaz de tudo, basta só me esforçar e ser menos negativo", ressaltando a importância de ter aprendido "a ter melhor convivência com as pessoas do grupo".
jogos do tigrePara outro que sentiu mais pesadamente os perrengues da expedição, a importância foi descobrir que pode tudo "se for do meu esforço, porque eu sou forte", relatando sentir que tinha aprendido "a andar no vale da morte".
fortunetiger"Um detalhe que é muito significativo", acrescenta Aretha, "é que, quando começamos a jornada, perguntamos a todos quem era a pessoa mais importante para cada um, e todos citavam pai, mãe, alguém da família, mas no final, quando refizemos a pergunta, a resposta era: a pessoa mais importante para mim sou eu mesmo". Para a montanhista, a experiência mostrou a eles que "precisam se cuidar, se preparar, acreditar em si mesmos, porque se eles não acreditarem e não se determinarem, não vai acontecer".
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
jogo tigrinhoAgora é a sua vez de aproveitar. Saques diários ilimitados. Acesse e se divirta. Vem com tudo...Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/e-logo-ali/2025/03/projetos-sociais-se-unem-para-iniciar-adolescentes-nos-desafios-do-trekking.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email
Recurso exclusivo para assinantes
tigrinho jogoassine ou faça login
Programa do Imposto de Renda deixará de existir e dará lugar a aplicativo; entenda as mudançasNovo app será lançado neste ano, em 1º de abril; PGD ainda pode ser baixado
12.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Itamar Vieira Junior, de 039;Torto Arado039;, estreia seu curso de escrita na CasaFolhaAutor, que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, ensina técnicas em aulas que chegam à plataforma em 23 de março
12.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Deputados resistem a PT e ameaçam implodir acordo de governo com Hugo Motta por vaga em tribunalPSD, PL e União Brasil têm parlamentares pleiteando cargo em disputa que ocorrerá em 2026

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Sportingbet BR - Site Oficial - Aposte e Receba Bônus Agora Ok